Páginas

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Você sabe o que é “serendipidade”?




PARA BUBU...

Você sabe o que é “serendipidade”?
por José Antônio Rosa*
Parecido com nome de cobra, o palavrão serendipidade ainda não existe nos dicionários, mas vem se consagrando pelo uso, como aquela situação em que alguém procura uma coisa e encontra outra. A palavra vem de Serendip nome inglês para o antigo Ceilão (Sri Lanka) e deriva da lenda dos reis que foram em busca desse país e no caminho foram encontrando por acaso coisas muito interessantes que não estavam procurando.

Por que seria essa uma boa palavra? Exatamente porque fala de um fenômeno muito comum - o acaso feliz que costuma acontecer a quem age. Se a pessoa está fechada dentro de casa, ruminando algum problema qualquer ou vendo algo inútil na TV, é provável que não surja nenhuma dádiva da vida a bater na sua porta, mas, se sai em busca de alguma coisa, aí há mais chance de deparar-se com algo diferente e bom. Lógico que um pessimista vai dizer que ao agir a pessoa expõe-se ao risco - do assalto, do acidente de trânsito - e isso é rigorosamente verdade, mas, o que é viver? E como encontrar as coisas boas tendo medo de viver?

"Chamando" a serendipidade:

· Se está desempregado, trabalhe 8 horas por dia buscando emprego - amigos, contatos, visitas, reuniões, telefonemas (esse é um jeito de ir sem ir);
· Se é autônomo, se o serviço está pouco saia à cata dele - proponha coisas para o maior número de pessoas possível;
· Se está querendo melhorar algo, circule, discuta, visite, vá à feira;
· Se está buscando novas idéias e motivações, mexa-se e algo pode aparecer na próxima esquina.

*José Antônio Rosa é professor de pós-graduação em Administração no Instituto Nacional de Pós-Graduação, jornalista, editor e consultor da Manager Assessoria em Recursos Humanos.

2 comentários:

Bruna Aguilar disse...

Estou ficando famosa em seu blog...agora quero sentar no sofá do Jô!hahahha

julia disse...

Famosa vc já é...risos... No sofá da Jo? Jô Morais? Uai...facinho facinho...Ou da Jô - grampola?
Risos...bjos