Páginas

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

DIA DE ARRUMAR A CASA




Um dia antes ela já dizia: amanhã é dia de arrumar a casa todo mundo faz o favor de acordar cedo!
Como se ela nos deixasse acordar tarde. Ela dizia: “ acordar tarde é coisa de gente preguiçosa” E por muito tempo nos foi passado que preguiça era como uma doença terrível! Ave Maria de ser chamada de preguiçosa!
E mais cedo que temíamos lá estava ela arrastando todos os móveis da casa como se estivéssemos de mudança.
Acorda! Acorda! Acorda! Que fulana de tal tem que vasculhar o quarto. E Já é tarde! Na idade de vocês....e lá vinha ela com a historia da época dela...
E então, cai a nossa ficha de que aquele dia seria um dia atípico. Café da manha tomado rápido. O almoço era algo bem prático pra não tomar tempo dela e da ajudante, pra dar tempo de fazer TUDO!
Mas a parte mais chata era que tínhamos que ficar fora da casa praticamente o dia todo. Pulando de área pra área. E na hora do banho nada de tomar banho no banheiro que já estava limpíssimo, com água sanitária, cloro e outras misturas para deixá-lo demasiadamente alvo. Usar o banheiro era somente no caso da necessidade de fazer algo sólido, do contrário, era usar o bueiro e jogar água depois. Kanga lembra que tinham 6 buraquinhos.
Mas e o banho? Este era tomado na área e a nossa roupa era entregue por ela mesma, nossa mãe, pela janela. E ela brigava com agente por que não tomávamos banho cedo e dizia: toda criança chega no fim do dia e toma banho, troca de roupa, fica limpinho...e vocês não!
As únicas crianças que eu me lembro que tomava banho cedo e ficavam arrumadinhas eram os biés! Todos os outros nós escutávamos os pais gritando: fulando! vai tomar seu banho! Mas tudo bem...
Entrar nos quartos só à noite pra dormir. Ela dizia assim: cama é um lugar que deve estar sempre limpo, e não é pra ninguém ficar espojado não.
Assim aprendemos a valorizar os dias que podemos acordar tarde e tomar banho a qualquer hora.

Nenhum comentário: